LadrÔes deixam prejuízo de R$ 5 mil em escola municipal


A Escola Municipal Carlos Kramer, no Jardim Castelo (zona leste de Londrina), começou o ano com um prejuízo de pelo menos R$ 5 mil. A despesa é resultado de um furto registrado na madrugada desta sexta-feira no colégio. Bandidos invadiram o local e levaram quatro televisores de LED 32 polegadas, cortinas e um galão de água de 10 litros. Eles ainda reviraram documentos e fizeram um lanche com alimentos deixados na geladeira da sala de professores. 

De acordo com a diretora da escola, Suelan Rodrigues Petrini, as televisões furtadas ainda estavam embaladas. Os aparelhos foram comprados com recursos da Associação de Pais e Mestres (APM), por meio do Programa de Desenvolvimento Direto da Escola (PDD). "As TVs chegaram no final do ano e seriam usadas nas salas de aula", comentou. 

O furto só foi constatado na manhã de ontem, quando os professores e demais funcionários chegaram à escola para trabalhar. Ao que tudo indica, os ladrões teriam entrado por uma janela da cozinha e quebrado uma parte da parede da área de serviço para ir para o quintal novamente. "Na cozinha, acredito que não encontraram nada que considerassem de valor, que pudesse gerar dinheiro rápido", conta Suelan. 

Os bandidos danificaram ainda outra janela, retorcendo a grade que a cobria do lado de fora, e ganhando, assim, acesso à sala dos professores e do arquivo do colégio. Era nesse espaço que estavam armazenadas não só as televisões adquiridas recentemente, como as antigas também, em decorrência do período de férias. "Mas as TVs de tubo eles não quiseram levar. Acho que só deixaram o micro-ondas também porque faltou braço para carregar", disse a diretora. 

HISTÓRICO


Sem saber como a escola vai recuperar os objetos levados, Suelan observa que esse não foi o primeiro furto que a Carlos Kramer registrou nos últimos anos. O estabelecimento já teve computadores, aparelho de som e DVD, datashow e outras TVs levadas por arrombadores. Até as torneiras que ficam na parte externa do pátio já foram arrancadas por estranhos. A suspeita é de que sejam furtadas para o uso de crack. "Se olharem em volta, vão ver que temos 30 metros quadrados de vidro precisam ser trocados por conta de vandalismo na escola", calculou a diretora. 

A situação, assinala, tem fragilizado funcionários e crianças. Suelan diz lamentar não pelo valor financeiro do furto, mas pela dificuldade que a escola deve enfrentar para ter ressarcimento ou conseguir comprar os equipamentos novamente. "Todos ficam assustados e preocupados. A escola é da comunidade, não da Prefeitura. Todo mundo é responsável por ela", definiu. 

A Polícia Militar foi acionada para atender o caso. Um boletim de ocorrência foi feito e encaminhado para o 2º Distrito Policial de Londrina. Ninguém foi preso. A Escola Municipal Carlos Kramer atende cerca de 580 estudantes.

Fonte: Folha de Londrina