Pacotaço será reapresentado no início da próxima semana, diz Sciarra


 

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Sciarra, disse, em entrevista à rádioCBN Curitiba nesta quarta-feira (18), que o chamado pacotaço será reapresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) entre as próximas segunda (23) e terça-feira (24).O conjunto de medidas foi retirado de pauta para eexame na última quinta-feira (12) após pressão popular. Precisamos dos próximos três dias para fazer a avaliação necessária e reenviar os projetos para passar pelo rito normal na Assembleia, destacou o secretário, já descartando o pedido da criação de uma comissão geral (tratoraço) na Alep para agilizar a discussão e a eventual aprovação dos projetos. 

O pacote de medidas de contenção de gastos anunciado pelo Governo do Paraná no início do mês desencadeou uma greve geral do funcionalismo público e uma série de manifestações em todo o estado. Os servidores (professores da Rede Estadual, agentes penitenciários, profissionais do Detran, trabalhadores de hospitais e funcionários de universidades) criticam o fato de o pacotaço prever cortes de benefícios e gratificações conquistados por eles nas últimas décadas. Os ajustes fiscais e previdenciários previstos no conjunto de medidas também são alvo das críticas. O governo precisa enxugar gastos para fazer frente às dificuldades econômicas que o país enfrenta hoje, argumentou Sciarra. 

Ele lembrou, ainda, que o Governo do Estado já fez mudanças importantes nos projetos para atender as reivindicações dos servidores. Vamos manter o quinquênio, o auxílio-transporte e todos os itens do Plano de Desenvolvimento da Educação, listou. Questionado se o pacotaço deve passar por ainda mais modificações, o secretário desconversou. Nós estamos ouvindo as solicitações e, com certeza, vamos levá-las em conta na hora da reformulação dos projetos, disse.

Fonte: Portal Bonde