O inferno político de Dilma em Londrina só 11 por cento da cidade aprova gestão federal


O momento conturbado na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) jogou a sua popularidade em Londrina no chão – o que, em certa medida, já era esperado diante do exíguo espaço que os petistas ocupam no imaginário político da cidade. Nas eleições do ano passado, só 22% dos eleitores votaram na petista.

Segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, a desaprovação da administração de Dilma bateu os 85,4% dos eleitores ouvidos na cidade, enquanto apenas 11,3% disse aprovar a gestão federal. O índice registrado é a maior da série. Em junho de 2013, 62,2% se declaravam insatisfeitos com o governo, caindo para 48,4% em dezembro de 2013. Um ano depois, em dezembro de 2014, o índice subiu para 71,7% e, agora, para 85,4%.

Assim como no caso do governador Beto Richa, a desaprovação de Dilma é unânime entre classes sociais, faixas etárias e entre homens e mulheres. É nas classes D e E que a presidente tem a maior aprovação: 30,3% dos eleitores ouvidos nessa faixa apontam como positiva a gestão de Dilma.

Dentro do pequeno eleitorado de Londrina que alçou Dilma à reeleição no ano passado,quase 60% não repetiriam o voto na urna e apenas 31,6% declararam que votariam novamente nela se as eleições fossem hoje.

“Taxas de juros altas, desemprego, aumento de impostos. Se a Dilma sempre foi mal em Londrina e no Paraná, a baixa avaliação atual nem chega a surpreender”, afirma Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas. Para Hidalgo, assim como Beto Richa, “Dilma vendeu na campanha algo que não conseguiu entregar depois das eleições”, tornando-os "governos cheios de dificuldades”.

A Paraná Pesquisa entrevistou 591 eleitores em Londrina - número que representa o equivalente à totalidade dos votantes na cidade, considerando a mesma estratificação social, divisão entre homens e mulheres e obedecendo as mesmas faixas etárias existentes. O levantamento foi feito entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

Fonte: Jornal de Londrina