Nova rodada de reunião tenta encerrar greve nas universidades estaduais


O líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), fará uma ponte entre os sindicatos de técnicos e professores das universidades estaduais para negociar as pautas dos grevistas e a possibilidade de retorno às aulas nas sete instituições de ensino do Paraná que estão em greve desde o início de fevereiro. Uma rodada de negociações está marcada para esta terça-feira (9).

Romanelli disse que foi procurado por líderes sindicais dos docentes e técnicos das universidades para negociar com o governo do estado as pautas de reivindicações, que incluem, principalmente, a questão da autonomia universitária e a previdência do estado.

“O governo está com os diálogos abertos para poder encontrar rapidamente uma solução e retomar as aulas”, disse. Na sexta-feira (6), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) havia determinado que os professores e servidores das universidades estaduais voltassem imediatamente ao trabalho. Mesmo assim, as instituições permanecem em greve.

A reunião entre o líder do governo e os representantes dos sindicatos está marcada para as 9 horas desta terça-feira, na Alep. Dois presidentes de sindicatos de professores ouvidos pela reportagem reclamaram da falta de flexibilidade do governo em ouvir as pautas de reivindicações.

Segundo o presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Londrina (Sindiproladuel) Renato Lima Barbosa, as secretarias de Estado não se entendiam na hora de negociar com os professores e técnicos.

“Uma hora diziam que pagariam o terço de férias, depois recuavam. Esperamos agora negociar, porque, até agora, o governo não falou conosco”. Além das conversas com o deputado, há também uma frente de negociação com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A UEL, além da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) permanecem em greve. Uma assembleia dos docentes e técnicos está marcada para a próxima quinta-feira (12).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Antônio Bosi, as conversas avançaram com o líder do governo. “O que não avançou antes com as secretarias, agora avançou muito. Esperamos ainda essa semana marcar uma assembleia e definir os rumos da greve”. Na Unioeste, os docentes e técnicos também permanecem em greve.

A paralisação também permanece entre servidores e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A reportagem ainda tenta contato com sindicatos ligados a docentes e servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Fonte: Jornal de Londrina