Professores das escolas particulares e creches de Londrina recusam proposta salarial


No último sábado (21), professores das escolas particulares e de creches (Centros de Educação Infantil Filantrópicos) participaram de assembleia do Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro) para avaliar as propostas enviadas pelos sindicatos patronais (Sinepe e Secraso). 

No caso dos CEIs, o Secraso ofereceu o percentual de inflação (7,68%) mais 4%. Para as professoras, no entanto, o Secraso deve cumprir o acordo assinado no ano passado que garantia o índice da inflação mais 10%. 

A Prefeitura já havia encaminhado ofício ao Sinpro dizendo que havia aumentando o repasse em 17,7%. O sindicato pretende acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) nos próximos dias e mobilizar toda a base. Caso o Secraso não melhor sua proposta, uma nova assembleia será convocada para votar um possível indicativo de greve. 

Particulares também recusam proposta 

Na assembleia realizada com os professores das particulares, a proposta de reajuste salarial feita pelo Sinepe também foi rejeitada. Professores e funcionários de escolas particulares não aceitaram os 7,68% proposto pelo Sinepe. 

Segundo o Sinpro, a pressão inflacionária que fez com que as escolas reajustassem as mensalidades de seus alunos em mais 12% deveria ser a mesma para os salários dos professores.

 

Fonte: Redação Bonde