Servidores da saúde de Curitiba decidem encerrar greve da categoria


Os servidores da Secretaria de Saúde de Curitiba, que estavam em greve desde segunda-feira (30), decidiram voltar ao trabalho na tarde desta terça-feira (31). A mudança nos rumos da greve foi tomada após uma decisão judicial que considerou ilegal a paralisação.

Com o fim da greve, os servidores também decidiram aceitar a proposta da prefeitura sobre o reajuste do piso salarial da categoria. Essa era a principal reivindicação dos trabalhadores. Eles alegam que os pagamentos estavam atrasados. A administração municipal se comprometeu a quitar a dívida até o dia 10 de abril.

Por outro lado, a prefeitura disse que deve descontar dos trabalhadores os dois dias de paralisação de quem aderiu ao movimento.

Decisão judicial
De acordo com a juíza Denise Hammerschmidt, que assina o despacho, a greve prejudica o interesse público e "ofende os princípios fundamentais à vida e à saúde", já que não cumpriu o acordo de manter pelo menos 30% do efetivo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A juíza afirma que os manifestantes não respeitaram a lei federal, cujo texto determina a comunicação de greve com 72 horas de antecedência, nem cumpriram o acordo de manter o número mínimo de funcionários nos postos de saúde - as UBS do Bacacheri e do Hauer estiveram fechadas na segunda-feira, ainda conforme a juíza.

Fonte: http://g1.globo.com/pr