Estoques da Prefeitura preocupam vereadores da Comissão de Bens


Mais de três anos depois do Jornal de Londrina mostrar o depósito de materiais da Prefeitura de Londrina - um barracão cedido pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na zona oeste - praticamente abandonado, a questão continua a preocupar. Nesta segunda-feira (6), integrantes da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Bens Públicos da Câmara de Vereadores inspecionaram o local e constataram a necessidade de melhorar a guarda e logística de dezenas de itens armazenados ali.

Em janeiro de 2012, o JL entrou nas áreas internas do IBC. Na época, o barracão estava sem vigilância e com as portas e portões abertos – e milhares de reais em equipamentos estavam amontoados sem nenhuma organização. No local desguarnecido, o JL registrou, sem ser incomodado, milhares de livros didáticos embalados, mesas, carteiras, cadeiras, armários novos e usados, centenas de galões de tinta, massa corrida, pias, sanitários e produtos inflamáveis.

Até uma carga de 1,5 mil lâmpadas – no valor de mais de R$ 70 mil – foi deixada no local com a nota fiscal de entrega. Na época, alguns dos portões do IBCestavam sem cadeados e eram bloqueados, apenas, por milhares de sacos de lixo da coleta seletiva, antes também depositados no local.

Em 2012, a gestão do então prefeito Barbosa Neto (PDT) alegou que o local ficou desprotegido por erro na transferência da guarda de instalações públicas para a Guarda Municipal. Quando o contrato com uma empresa privada de vigilância terminou, o depósito não foi incluído na lista de prédios públicos a ser protegido pela Guarda.

Três anos depois, a segurança do estoque público é feita integralmente pela Guarda Municipal no barracão, mas ainda há duas portas arrombadas. Segundo a Comissão de Bens Públicos da Câmara, permanece a ausência de gestão dos materiais estocados.

“Muita coisa nova e usada está armazenada no local. Pediremos que a Prefeituraliste e informe o que pode ser usado nas próprias repartições públicas”, afirmou o vereador Douglas Pereira (PTB), membro da Comissão de Bens da Câmara, juntamente com o vereador José Roque Neto (PTB).

“Lá existem, por exemplo, 15 cadeiras de roda que poderiam estar à disposição da Secretaria do Idoso”, afirmou o vereador, após inspecionar o espaço. A imprensa foi proibida de entrar e registrar o barracão usado como depósito pela Prefeitura de Londrina.

Segundo o vereador, pilhas de livros, novos e embalados, não utilizados pela Secretaria de Educação, também estão parados no barracão. Pereira quer saber se os livros sobraram ou se há falta deles em alguma escola municipal da cidade. Mastros de bandeiras e carteiras novas também estão guardadas.

“Falta logística. Em muitas secretarias tem funcionário fazendo vaquinha para comprar geladeira, por exemplo, sendo que no local há várias delas. Poderíamos doar, leiloar, dirigir equipamentos para algum local útil, mas tudo fica travado na burocracia”, lamenta.

Gestão garante organização do local

 

O secretário de Gestão Pública diz que o barracão de estoque está organizado, sob controle e seguro. “O barracão é rotativo. Há um sistema de controle com dois funcionários e a presença da Guarda Municipal para evitar problemas”, afirmou Rogério Dias. Segundo o secretário, muitos materiais novos estão guardados porque seriam utilizados em obras que não terminaram - como centros de educação infantil em construção. “Geladeiras novas, berços, colchonetes. Está tudo organizado para ser despachado aos locais previstos”, garantiu Dias.

O barracão do IBC também serve como depósito de materiais inservíveis que deverão ser leiloados, doados ou descartados após um decreto regular como será destinação. Até mesmo livros sobre cultura afrodescendente, comprados em 2012 sem licitação e qualificados como impróprios para as escolas municipais – estão no espaço, mas sem destino certo. “Temos muita sucata, entulho, inservíveis. Há lixo eletrônico, postes de iluminação inutilizados, lâmpadas velhas. Tudo precisa ser manejado da melhor forma”, disse o secretário de Gestão.

Para ele, a segurança do local é considerada como “adequada”, apesar dos portões fragilizados por sinais de arrombamento, de acordo com o vereador que entrou no IBC. "Vamos consertar, mas faltam recursos. Estamos arrumando os portões com os serralheiros da Prefeitura", respondeu.

Fonte: Jornal de Londrina