PT diz que Vaccari deixa tesouraria do partido por questões de ordem prática


Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (15), o PT confirmou o afastamento do tesoureiro da sigla, João Vaccari Neto, preso pela Polícia Federal durante as investigações da 12ª fase da operação Lava Jato, de suas funções.

O partido informa que "por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT" .

Após a prisão do dirigente petista nesta manhã, o partido convocou uma reunião de emergência em São Paulo. O presidente do partido, Rui Falcão, também encontrou-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siçlva para discutir o caso.

Veja abaixo a íntegra da nota:

"O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje, do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:

1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.

2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.

3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível. 

4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.

5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.

Rui Falcão

Presidente Nacional do PT"

Nova etapa da Lava Jato

A nova etapa da Lava Jato também cumpriu mandado de condução coercitiva de Giselda Rose de Lima, mulher do tesoureiro. Segundo o delegado da PF, ela prestou depoimento em sua casa. "A informação que tenho é que não foi proveitoso para a investigação", revelou o delegado.

"Em relação a Giselda, nós temos dúvidas quanto a uma série de depósitos, feitos na conta dela sem a devida identificação, que corresponde a valores de mais de R$ 300 mil em três anos. Depósitos feitos em caixas eletrônicos, com valores abaixo de R$ 10 mil, que impossibilitam a identificação", explicou o procurador.

A Justiça também expediu um mandado de prisão temporária contra Marice Correia de Lima, cunhada de Vaccari, que não foi localizada até o momento. A polícia e o MPF querem a prisão dela por "operar junto com Vaccari operações de doações partidárias ilegais e operações financeiras relativas à Petrobras", explicou o delegado. 

No despacho em que determinou a prisão de Vaccari, o juiz Sérgio Moro disse que há risco de "continuidade do ciclo delitivo" caso o tesoureiro permanecesse solto.  "Não há como não reconhecer a presença de risco à ordem pública, a justificar a prisão preventiva para interromper o ciclo delitivo."

Vaccari sempre se declarou inocente das acusações.

Vaccari na CPI

Na semana passada, Vaccari prestou depoimento à CPI da Petrobras, em uma sessão que ficou marcada por um tumulto após alguém soltar roedores. Na ocasião, o tesoureiro afirmou que conhece o doleiro Alberto Yousef, preso por envolvimento em um esquema de corrupção na estatal, mas negou que tenha relação próxima com ele.

Vaccari também declarou que sua permanência na secretaria de finanças depende do partido. "A decisão de estar na secretaria de finanças do PT não pertence a mim, mas ao diretório nacional do partido. Essa decisão será discutida e terá resultado", declarou.

Fonte: UOL