Grupos protestam contra Dilma na abertura da Expozebu


Protestos contra a presidente Dilma Rousseff e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), marcaram ontem a abertura oficial da Expozebu - maior feira pecuária do País -, em Uberaba (MG). Nem Dilma nem o governador foram ao evento. Pimentel tinha presença confirmada por seu governo e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade organizadora da feira, até a noite de sábado. 

Com buzinas e apitos, cerca de 50 pessoas se reuniram no Parque Fernando Costa para o ato contra o governo do PT. O grupo trazia cartazes e faixas pedindo o impeachment da presidente, mensagens contrárias ao partido e outras pedindo o combate à corrupção. "Fora, Dilma", "Fora, PT" e "Pimentel covarde" eram algumas das mensagens. A manifestação contou com a adesão de lideranças dos movimentos Vem Pra Rua e Brasil Limpo. Dias antes, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), um buzinaço contra a presidente na abertura da feira paulista levou o vice-presidente Michel Temer (PMDB) a cancelar o pronunciamento. 

"Queremos barrar o discurso de quem é contra o Brasil. Protestamos na Agrishow e conseguimos que as autoridades federais não discursassem. A mensagem também foi dada em Uberaba. Tanto que o governador de Minas cancelou a visita na última hora", disse André Rodini, do Brasil Limpo. 

Os manifestantes começaram a se mobilizar por volta das 10 horas, antes do início da cerimônia. Sem a presença de Dilma e Pimentel, o grupo dirigiu as vaias e gritos de protesto ao discurso do vice-governador mineiro, Antonio Andrade (PMDB), e do prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB). 

A presença de Fernando Pimentel para a abertura da feira em Uberaba estava confirmada pela ABCZ. O cerimonial do governo mineiro estava desde sábado na cidade para preparar os detalhes da visita do petista. Piau também organizava a recepção do aliado no aeroporto local e a entrega de documento para solicitar investimentos ao Estado. A equipe e o prefeito só foram avisados do cancelamento da viagem na manhã de ontem. 

À imprensa, Andrade justificou que o governador mineiro cancelou a agenda por questões familiares, mas afirmou que o petista prepara visita a Uberaba ainda este mês para prestigiar a feira.

Fonte: FOLHA DE LONDRINA