Lula é suspeito de tráfico de influência internacional


O Ministério Público Federal abriu investigação contra Lula por suspeita de tráfico de influência internacional. A revelação foi feita este último fim de semana, pela revista Época.

Segundo a reportagem, Lula favoreceu a empreiteira Odebretch em contratos de obras bilionárias bancadas pelo BNDES no exterior entre 2011 e 2014. O ex-presidente teria usado sua influência para obter empréstimos do banco para projetos da empreiteira em Cuba, na República Dominicana, em Gana e em Angola.

De acordo com a revista, Lula teria feito viagens regulares, todas bancadas pela Odebretch, para encontrar os líderes desses países. O núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República em Brasília está coordenando as investigações.

A investigação feita pelo núcleo é o primeiro passo para a abertura de uma investigação formal, que pode colocar ainda mais pressão sobre a presidente Dilma Rousseff. Se as evidências forem comprovadas, o caso pode ganhar grandes proporções, devido à importância do BNDES. “Se o BNDES estiver envolvido, o risco de a investigação vazar para outros setores da economia é alto”, disse Christopher Garman, da Eurasia Group. Lula, o BNDES e a Odebretch negaram as acusações.

FONTE: OPINIÃO E NOTÍCIA