Governo do Paraná envia nova proposta de reajuste para Assembleia


O Governo do Paraná enviou nesta segunda-feira (8) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um substitutivo que torna oficial a proposta de reajuste salarial aos servidores públicos elaborada por deputados estaduais. O governo já havia consentido com a nova proposta, mas ainda não havia encaminhado a matéria de forma oficial para apreciação do Legislativo.

O reajuste salarial é um dos principais entraves entre o governo e categorias do funcionalismo em greve. Após uma série de desacertos, parlamentares da base e da oposição elaboraram uma proposta que paga 3,45% de aumento em parcela única, no mês de outubro, e estabelece um calendário de reajustes para os anos seguintes. (Leia mais sobre a proposta abaixo)

Anteriormente, o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), já havia afirmado que só colocaria em votação qualquer proposta depois que os servidores que estão com atividades paralisadas decidissem pelo fim da greve. A APP-Sindicato, que representa os professores e funcionários da educação pública estadual, marcou assembleia para terça-feira (9) para discutir o tema.

Além do reajuste, os servidores querem que os dias de falta durante a greve não sejam descontados. Pela manhã, em reunião entre o sindicato e a Secretaria de Educação, o governo se comprometeu a não descontar as faltas dos meses de maio e junho, desde que haja reposição das aulas e compensação da carga horária dos funcionários.

Sobre as faltas de abril, que já foram lançadas, o governo afirmou que irá reembolsá-las a partir do momento em que forem entregues os relatórios mensais de frequência, e forem homologados os calendários das unidades escolares.

Proposta de reajuste
No novo texto, o pagamento de 3,45% é referente à inflação entre os meses de maio, quando vence a data-base da categoria, a dezembro de 2014. Em janeiro de 2016, os servidores devem receber um novo aumento, com a inflação acumulada em 2015, mais um ponto percentual. A mesma medida deve ser tomada em janeiro de 2017.

Em maio de 2017, os servidores ainda devem receber um novo reajuste, em relação ao primeiro quadrimestre do ano. Já em 2018, a data-base voltará para o mês de maio, quando será paga a inflação acumulada no último período.

Fonte: http://g1.globo.com/pr