Escolas da rede estadual têm até sexta para apresentar novos calendários


O prazo para as 2,1 mil escolas da rede estadual entregarem os novos calendários aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) termina na próxima sexta-feira (19). A nova programação de reposição de aulas está sendo elaborada de acordo com a realidade de cada unidade, tendo em vista que algumas continuaram funcionando normal ou parcialmente durante a greve, enquanto outras fecharam completamente. 

Todos os calendários devem seguir alguns critérios básicos. Um deles é a possibilidade de reposição das aulas aos sábados, de acordo com a disponibilidade do transporte escolar. Não será permitida a sexta aula, pois assim pode ser cumprida a carga de 800 horas letivas, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), mas não seriam respeitados os 200 dias letivos. 

Já o mês de janeiro será reservado às férias. A data limite para encerramento do ano letivo de 2015 será 7 de março de 2016. 

As aulas também podem ser reposta nos feriados municipais, se houver acordo com a comunidade escolar. Porém, nos feriados nacionais não será permitida a reposição. 

Histórico escolar e Enem 

Para evitar maiores prejuízos aos cerca de 100 mil alunos do terceiro ano do ensino médio, a Secretaria de Educação entrou em contato com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) solicitando que as universidades estaduais adiem as datas dos vestibulares. Foi requisitado, ainda, que as instituições de Ensino Superior aguardem um pouco mais para receber a documentação dos alunos que vão concluir o Ensino Médio. 

Além disso, a Secretaria da Educação enviou, na semana passada, um ofício para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) solicitando a prorrogação do prazo de inscrição para o Enem. A secretaria ainda aguarda resposta.

 

Fonte: PORTAL BONDE