Em greve há um mês, servidores do Judiciário protestam em Londrina


Um grupo de servidores do Judiciário realizou uma passeata pelo calçadão de Londrina no início da tarde desta segunda-feira (29). Participaram da manifestação funcionários das justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral. Em greve desde o final do mês passado, as categorias realizaram um novo protesto contra o fato de estarem sem reajuste salarial desde 2006. "Estamos sem Plano de Cargos, Carreiras e Salários há quase dez anos, e a falta do dispositivo nos impede de ter aumento salarial", explicou o servidor Nelson Parrom. De acordo com dados do Sinjuspar, sindicato que representa os servidores da Justiça Federal no Paraná, os funcionários deixaram de receber 61% de reposição salarial entre 2006 e este ano. 

Já Parrom lembrou que o PCCS dos funcionários deve ser apreciado pelo Senado nesta terça-feira (30). "O projeto já passou pela Câmara e temos, também, uma prerrogativa do Supremo (Tribunal Federal) favorável à nossa reivindicação", destacou. Conforme Parrom, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), se comprometeu em colocar o projeto em votação a qualquer custo. O plano chegou a entrar na pauta dos senadores no último dia dez, mas acabou retirado por conta de uma pressão feita pelo Governo Federal. O servidor londrinense contou que funcionários do país inteiro estão em Brasília (DF) para acompanhar a votação do projeto. "Uma caravana saiu de Londrina no domingo (28) e já chegou no Distrito Federal para participar da mobilização", acrescentou. 

Nelson Parrom falou, ainda, sobre os prejuízos da greve dos servidores da Justiça Federal para a população: "As audiências estão sendo suspensas ou adiadas, e os processos sofrem com a demora causada pela falta de funcionários". De acordo com ele, alguns mandados judiciais também deixaram de ser expedidos nas últimas semanas. "No entanto, estamos procurando não deixar a população completamente desguarnecida. Os casos urgentes, por exemplo, estão sendo atendidos", garantiu.

Fonte: Portal Bonde