Sem receber salários, funcionários da Urbs decidem entrar em greve no PR


Funcionários da Urbanização de Curitiba(Urbs), responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade, e da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estão em greve desde a madrugada desta segunda-feira (27).

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Trânsito, Transporte e Urbanização de Curitiba (Sindiurbano), Valdir Mestrini, o valor referente ao salário do mês de julho, que deveria ter sido pago no sábado (25), não foi efetuado.

Até as 11h, mais de mil trabalhadores tinham aderido à paralisação, conforme o sindicato. Os serviços de limpeza e fiscalização do transporte público e do trânsito serão os mais prejudicados, de acordo com o sindicato. O controle de entrada e saída de ônibus na rodoviária, além da emissão e recarga de cartão transporte, também serão prejudicados, explica Valdir. O quadro total de funcionários é de pouco mais de 1.500.

"A Urbs nos disse que não fez o pagamento porque a prefeitura não fez o repasse. Então, nós estamos esperando uma solução. Enquanto não fizerem o pagamento, nós não retornaremos com o trabalho", argumentou o presidente do sindicato.

Ele relatou ainda que os trabalhadores também reivindicam reajuste do salário e outros benefícios.

Em nota, a Urbs informou que uma liminar concedida na sexta-feira (24), a Justiça do Trabalho determinou que pelo menos 50% dos funcionários da Urbs estejam em seus postos de trabalho. Caso a determinação não seja cumprida, o Sindiurbano estará sujeito a multa diária de R$ 100 mil. A liminar, segundo a Urbs, foi concedida pelo juiz do Trabalho substituto Bernardo Guimarães Fernando da Rocha.

A Urbs também esclareceu aos usuários do transporte coletivo que a paralisação não envolve motoristas e cobradores e, portanto, não afetará a circulação de ônibus.

Sobre os pagamentos, a empresa informou que "trabalha para que o pagamento dos salários dos 1.566 funcionários seja feito até o quinto dia útil do mês (7 de agosto) conforme acordo coletivo". De acordo com a empresa, o vale alimentação foi liberado na tarde desta sexta-feira (24).

Ao G1, o Sindiurbano informou que até a manhã desta segunda-feira não tinha sido notificado oficialmente sobre a liminar.

Fonte: http://g1.globo.com/pr