Servidores do INSS decidem em assembleia manter a greve no Paraná


Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram em assembleia, na tarde desta terça-feira (4), manter a greve no Paraná, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs-PR). A paralisação começou no dia 7 de julho.

Os servidores de carreira pedem reajuste salarial de 27%, realização de concurso público, fim do assédio moral, incorporação das gratificações, entre outros. O governo, por sua vez, oferece 21,3%, parcelado em quatro anos.

Segundo o Sindprevs-PR, a assembleia desta terça reuniu 250 servidores de todo o estado. Além da continuidade da paralisação, eles decidiram que na quinta-feira (6) todas as agências do estado ficarão fechadas. Na sexta-feira (7), um ato de protesto deve ocorrer em Brasília.

Das 74 agêncidas do estado, apenas seis atenderam nesta terça. As agências que ficaram abertas foram de Palmas e Pinhão, no centro-sul; Colombo e Itaperuçu, na Região Metropolitana da capital paranaense; Telêmaco Borba e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

No Paraná, são aproximadamente dois mil servidores que fazem cerca de 3,5 mil atendimentos diariamente. O sindicato não soube informar quantas pessoas deixam de ser atendidas por dia devido à greve.

Por meio de nota, o INSS já havia se pronunciado anteriormente que estabelece uma relação de diálogo com os funcionários e que reconhece a importância da categoria na garantia dos direitos dos segurados. Além disso, o Instituto declarou que mantém as portas abertas para que seja encontrada uma solução que contemple os interesses de todos.

Remarcações
Os segurados que têm agendamento marcado para o período de greve devem remarcar a data. Isso é feito na própria agência do INSS e a data poderá ser confirmar pelo telefone 135.

Fonte: http://g1.globo.com/pr