Professores da UFPR aderem à paralisação nacional das federais


Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram aderir à greve dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que já atinge 67 estabelecimentos de ensino em todo o país, a partir da próxima quarta-feira (12). A paralisação foi deliberada na tarde dessa quinta-feira (6) em Assembleia Geral que contou com a participação de cerca de 250 professores. Foram 171 votos a favor e 129 contrários à greve.

De acordo com a presidente da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), Maria Sueli Soares, a deflagração da greve é uma resposta da categoria às dificuldades orçamentárias enfrentadas pela instituição em decorrência dos cortes anunciados pelo Governo Federal.

“Existe a indefinição sobre a data base dos servidores federais, mas a adesão ao movimento grevista se deu principalmente por causa dos cortes de orçamento. Mesmo os recursos garantidos não chegam à universidade; para os programas de pós-graduação, não chegou nada. Bolsas estão sendo cortadas, e há promessas de mais cortes”, explicou.

FONTE: JORNAL DE LONDRINA