Professores da UFPR entram em greve por tempo indeterminado


Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (12). A paralisação é motivada pelos cortes dos recursos federais nas instituições de ensino, segundo Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr)

A decisão foi tomada em assembleia realizada na semana passada, na quinta (6), no no Auditório de Administração do Centro Politécnico, em Curitiba. Foram 171 votos favoráveis e 129 contrários à greve, conforme informou o sindicato.

Professores e técnicos são contra cortes feitos pelo governo federal no orçamento das instituições e a infraestrutura precária dos locais de ensino. Outros servidores já estão em greve há mais de dois meses.

De acordo com a Apufpr, a greve terá impacto sobre os 30 mil estudantes de Curitiba e das unidades em Matinhos, no litoral; Palotina, na região oeste do estado; e emJandaia do Sul, no norte.

Os alunos do setor de educação profissional e tecnológica da UFPR também devem ser atingidos com a paralisação.

A categoria também pede reajuste salarial, reestruturação da carreira, garantia da autonomia e do caráter público das universidades e mais investimentos na educação.

A Apufpr ainda afirma que as medidas federais atingem 8,3% das verbas de custeio e 57,5% dos investimentos. Um dos efeitos está no corte do fornecimento de carne nos restaurantes universitários (RUs) dos campi da UFPR desde maio deste ano.

UFPR
Por meio de nota, a UFPR informou que a reitoria respeita o direito à greve dos professores e que a paralisação não causará prejuízos ao processo de inscrições do vestibular 2015-2016 e nem à realização da Feira Cursos e Profissões, que deve ocorrer nos dias 20 e 21 de agosto. Já as inscrições para o vestibular começam nesta sexta-feira (14) e terminam no dia 11 de setembro.

Fonte: http://g1.globo.com/pr