Força-tarefa flagra irregularidades na JBS Friboi


Uma fiscalização realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) flagrou irregularidades em equipamentos da unidade do frigorífico JBS/Friboi no município de Frederico Westphalen (RS). Essa é a quinta operação da força-tarefa deste ano, que investiga condições em frigoríficos bovinos e suínos no estado. A vistoria ocorreu entre os dias 11 e 13 de agosto.

Nas primeiras horas de inspeção, a própria empresa decidiu interditar cinco serras-fita da planta devido ao grave e iminente risco à saúde e segurança dos trabalhadores. Participaram da operação os procuradores do Trabalho Ricardo Garcia, coordenador estadual do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, e Flávia Bornéo Funck.

A força-tarefa também contou com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e entidade sindical. Os relatórios de todos esses órgãos serão incluídos em inquérito civil em andamento no MPT em Passo Fundo, que abrange o município de Frederico Westphalen.

A unidade tem 930 empregados e abate dois mil suínos diariamente.

Resultados – Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, a força-tarefa realizou dez ações nos frigoríficos avícolas gaúchos. Seis delas resultaram nas primeiras interdições ergonômicas em frigoríficos da história brasileira. Como consequência, foi diminuído o excessivo ritmo de trabalho exigido pelas unidades. As empresas acataram as determinações e solucionaram os problemas, removendo em poucos dias as causas das interdições.

Fonte: Ministério Público do Trabalho