Reunião pública discute hiperatividade nas escolas


Com o tema "O que podemos fazer?", a Câmara de Vereadores realiza nesta quarta-feira (9), às 19 horas, na sala de sessões, reunião pública para discutir a influência de transtornos neuropsiquiátricos, como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), no rendimento escolar e nos índices de violência infanto-juvenil. O encontro será realizado por iniciativa do vereador Amauri Cardoso (PSDB) e deverá contar com a presença de vários profissionais das áreas de educação, saúde e Ministério Público.

 O vereador lembra que em muitos casos o fracasso escolar e a retenção em determinada série estão ligados à falta de diagnóstico e tratamento adequado do transtorno. "O aluno não cuidado tende a ter comportamentos que destoam dos demais e, muitas vezes, é estigmatizado como violento," garante o vereador. Amauri Cardoso destaca ainda a necessidade de as escolas contarem com equipe multidisciplinar capaz que realizar o diagnóstico da doença, que pode ser demorado. "Quanto mais cedo o transtorno for detectado, menores as chances de se chegar à idade adulta com a doença crônica", destaca o parlamentar.

 Durante a reunião pública desta quarta também devem ser apresentados o número de alunos diagnosticados com TDAH na rede municipal de ensino e discutida a formação de um grupo de trabalho para, a partir das proposições apresentadas, organizar estratégias para a melhoria das políticas públicas relacionadas ao tema. Entre os presentes estarão o promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcelo Briso Machado; a neuropsiquiatra Amanda Angélica Perez Minikowski; conselheiros tutelares e representantes da rede municipal de ensino; do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-I) e da 17ª Regional de Saúde.

Fonte: Câmara de Londrina