Professores da UFPR decidem encerrar greve após um mês parados


Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que estavam em greve há um mês, decidiram encerrar o movimento nesta sexta-feira (11). O grupo protestava desde o dia 12 de agosto contra contra cortes feitos pelo governo federal no orçamento das instituições e a infraestrutura precária dos locais de ensino.

Com a decisão pelo fim da greve dos professores, as aulas na UFPR devem ser retomadas a partir de segunda-feira (14). Ainda não está definido como será o calendário para a reposição das aulas perdidas nas últimas quatro semanas.

Do total de professores que participaram da assembleia realizada pela Associação dos Professores das Universidade Federal do Paraná (Apufpr), 374 votaram pelo fim do movimento grevista. Outros 171 pediram a continuidade da greve e 15 pessoas se abstiveram de votar.

Além dos pedidos por mais investimentos públicos na educação superior, os professores também queriam reajuste salarial, reestruturação da carreira, garantia da autonomia e do caráter público das universidades.

Fonte: http://g1.globo.com/