AgĂȘncias do INSS em Londrina sĂł devem reabrir a partir de quarta feira


Apesar da deliberação na sexta-feira (25) pela suspensão da greve iniciada em 7 de julho, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Londrina só devem retomar o atendimento ao público na próxima quarta-feira (30).

Na manha desta segunda-feira (28), representantes dos trabalhadores e a gerência regional do INSS em Londrina estavam reunidos para definir a retomada do trabalho. A reunião contou com videoconferência com a direção nacional do INSS em Brasília e deveria se estender até as 17 horas.

De acordo com a comissão de negociação dos trabalhadores, a tendência é pela retomada do trabalho interno nesta terça-feira (29), quando os funcionários acessarão o sistema e organizarão a volta ao atendimento ao público “provavelmente” na quarta-feira. Há uma preocupação de todas as partes para a forma como o atendimento ao público será retomado devido à demanda represada, que é muito grande. O objetivo é evitar superlotação nas agências do INSS.

Os servidores do INSS, que reivindicavam reajuste salarial de 27,5%, aceitaram a proposta do governo de um reajuste de 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. Maurício Barros, do comando de greve em Londrina e região, disse na sexta-=feira ao JL que as condições oferecidas aos servidores foram “menos piores” do que as do início da negociação.

“Nosso pedido de reposição era de 27%, e nos foi oferecido esse índice, mas dividido em quatro anos. Não sabemos como vai ser a inflação daqui a quatro anos, por isso recusamos. Agora veio a proposta de 5,5% em agosto de 2016 e mais 5% em janeiro de 2017. É longe do que a gente pediu, mas é menos pior do que a proposta anterior”, disse Barros.

 Fonte: Jornal de Londrina