Gilberto Martin é o novo secretário de Saúde


O prefeito Alexandre Kireeff anunciou, na manhã desta terça-feira (6), o nome do novo secretário municipal de Saúde de Londrina. O médico sanitarista e gerontólogo Gilberto Martin assume a pasta, que vinha sendo gerenciada, desde dezembro de 2013, pelo médico pediatra Mohamad El Kadri. Martin assume efetivamente as funções nesta quarta-feira (7).

O prefeito frisou que a gestão de El Kadri foi marcada pelo cumprimento de metas estabelecidas. “Foi uma gestão bem-sucedida, mas agora vamos dar início a um novo ciclo, comandado por um novo secretário e com novas metas, vinculadas principalmente à qualidade na prestação dos serviços”, afirmou Kireeff.

Por sua vez, Gilberto Martin tem pela frente vários desafios, entre eles dar prosseguimento aos projetos em desenvolvimento, buscar recursos financeiros junto ao governo estadual e federal, reestruturação e redimensionamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, qualificação da assistência e o fortalecimento à Atenção Primária à Saúde.  

“É uma honra muito grande iniciar o terceiro ciclo estabelecido pelo prefeito Kireeff. O trabalho que o doutor Mohamad fez frente à secretaria de Saúde foi muito eficiente e apresentou bastante resultados. Cabe a mim, agora, assumir a continuidade dessas atividades e aceitar os novos desafios”, disse Martin.

Mohamad El Kadri agradeceu ao prefeito pela oportunidade de ter sido secretário municipal e fez um breve balanço de sua gestão, marcada por diversas ações. “Estou saindo com as metas cumpridas, mas ainda há outros desafios, que esperamos que o doutor Gilberto, com todo o brilho que ele tem, possa encerrar com chave de ouro”, disse

Breve Currículo - Gilberto Berguio Martin é graduado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Saúde Coletiva e especialista em Planejamento Sistemas de Saúde, em Saúde Pública e em Gestão de Gerontologia. É professor do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Entre 1987 e 1989, foi presidente da Associação Paranaense de Serviços Municipais de Saúde (Apasems) e representou os serviços e secretarias municipais de saúde do Paraná. Em seu currículo constam ainda atividades institucionais como presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), diretor do Departamento de Saúde e Bem-Estar de Cambé, secretário municipal de Cambé e secretário Geral do Município de Cambé.

Entre 1993 e 1996, foi prefeito de Cambé. Entre 1993 e 2010, foi nomeado diretor da 17ª Regional de Saúde. Foi também diretor de Sistemas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e superintendente de Gestão de Sistema de Saúde do Paraná. Entre 2007 e 2010, foi secretário de Estado da Saúde do Paraná. Entre janeiro de 2013 e abril de 2014, exerceu o mandado de deputado estadual do Paraná. Gilberto Martin tem 57 anos e é filiado ao PMDB.

Gestão Mohamad El Kadri - Durante o período em que ficou à frente da Secretaria Municipal de Saúde, El Kadri realizou diversas melhorias na área da saúde em Londrina. Entre elas:

•    Inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento Maria Angélica Castoldo (UPA Centro-Oeste).
•    Inaugurou 4 novas Unidades Básicas de Saúde (Campos Verdes, Guanabara, Milton Gavetti e Vista Bela).
•    Reformou 16 Unidades Básicas de Saúde (Jardim Marabá, União da Vitória, distrito de Guaravera, Aquiles Stenghel, Tókio, Cabo Frio/Imagawa, Chefe Newton, Vivi Xavier, Jardim Santiago, Centro Social Urbano/Bom Retiro, Armindo Guazzi, Novo Amparo, Cafezal, Parigot de Souza, e San Izidro).
•    Reformou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III)
•    Fez o projeto de reforma e ampliação do Pronto Atendimento Infantil, da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e do Laboratório Centrolab.
•    Organizou o concurso público para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, encerrando assim os contratos com terceirizados.
•    Disponibilizou duas vans com capacidade para 14 passageiros para o transporte sanitário do município. 
•    Adquiriu 3 ambulâncias com recursos próprios do município, outras 2 através de doação do governo do Estado e mais 2 com doação do Ministério da Saúde, que devem servir aos trabalhos do SAMU ainda este ano. 
•    Adquiriu mais de 60 veículos novos, distribuídos nos serviços do Programa Saúde da Família (PSF), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Tratamento Fora Domicílio (TFD).
•    Iniciou o Programa de castração, vacinação, vermifugação e implantação de microchip em cães e gatos.

Fonte: Prefeitura de Londrina