Executivo deve pedir urgĂȘncia para projetos


O Executivo deve pedir votação em regime de urgência para quatro projetos de lei (PLs) em tramitação na Câmara Municipal de Londrina (CML) que afetam diretamente o funcionalismo público. O líder do governo na Casa, Júnior Santos Rosa (PSC), diz que pressa é para evitar a convocação de ao menos uma extraordinária para tratar dos assuntos. A pauta da sessão de hoje conta com o projeto de resolução que regulamenta a progressão por conhecimento dos servidores da CML, em segunda votação; PL de Tio Douglas (PTB) que obriga os motéis a adquirirem identificador de documentos falsos para verificação de RG dos clientes; e apreciação de um veto ao PL da Política Municipal Antipichação. 

Os PLs que devem entrar receberam pareceres favoráveis ontem e estão prontos para serem votados. Um deles repõe as perdas salariais ocorridas durante o governo Nedson Micheleti (PT), entre 2001 e 2008, que chegou a 28%. A reposição será feita com incrementos de 2,5% ao ano por dez anos. 

Outro texto modifica a função de 60 cargos vagos de professores dos anos finais do Ensino Fundamental para as séries iniciais. Ainda devem entrar na pauta a regulamentação da hora-atividade do magistério como 1/3 da jornada dos professores e a criação de 31 cargos de técnicos em orientação social para a Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Folha de Londrina