Deputados apresentam propostas com ações de combate à corrupção


Parlamentares se anteciparam ao envio, pelo Ministério Público Federal (MPF), do projeto de lei de iniciativa popular com medidas contra a corrupção e, nos últimos meses, apresentaram propostas de teor semelhante às defendidas pelo MPF. Além disso, outras iniciativas parecidas com as sugeridas na campanha “Dez medidas contra a corrupção” já tramitam há anos na Câmara dos Deputados.

A ideia dos procuradores que idealizaram a campanha é que o apoio popular confira força para a aprovação das propostas. “Mesmo que algum parlamentar proponha as medidas, as assinaturas serão muito importantes como manifestação de apoio à sua aprovação no Legislativo”, diz o texto da mobilização.

Em fevereiro, o MPF anunciou que conseguiu reunir o 1,5 milhão de assinaturas necessárias para a apresentação do projeto de iniciativa popular, após sete meses de campanha. Os procuradores devem entregar a proposta – que, na verdade, contém 20 anteprojetos de lei – ao Congresso em abril.

Projetos já apresentados
O deputado Indio da Costa (PSD-RJ), que em dezembro protocolou 19 projetos inspirados na campanha do Ministério Público, disse que apresentou os textos “para que, desde já, o foco se volte para dentro do Congresso, onde essas medidas serão debatidas, eventualmente aprimoradas e certamente aprovadas.”

O deputado Diego Garcia (PHS-PR) também protocolou, em fevereiro, dez projetos claramente inspirados na campanha do MP: “Tendo em vista a campanha Dez Medidas Contra a Corrupção, resolvi também, ouvindo os anseios da população, apresentar algumas proposições contra a corrupção, em consonância com as do MPF”, afirmou. Por sua vez, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentou, em agosto do ano passado, nove projetos derivados da mobilização.

Confira as medidas propostas pelo Ministério Público e o que já tramita na Câmara sobre o assunto:

  • Medida 1 – Investimento em prevenção contra a corrupção
  • Medida 2 – Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos
  • Medida 3 – Aumento da pena para corrupção de altos valores
  • Medida 4 – Aperfeiçoamento do sistema recursal penal
  • Medida 5 – Celeridade nas ações de improbidade administrativa
  • Medida 6 – Reforma no sistema de prescrição penal
  • Medida 7 – Ajustes no conceito de provas ilícitas e nas nulidades penais
  • Medida 8 – Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2
  • Medida 9 – Prisão preventiva para assegurar devolução do dinheiro desviado
  • Medida 10 – Recuperação do lucro derivado do crime
 
 Fonte: Agência Câmara de Notícias