Kireeff e Marcelo lideram disputa pela prefeitura


Faltando menos de seis meses para as eleições municipais, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e o deputado federal Marcelo Belinati (PP) aparecem em empate técnico, com 28% e 27%, respectivamente, na disputa pela Prefeitura de Londrina. Repetem a polarização da última campanha municipal, há quatro anos, quando Kireeff venceu por pequena diferença – 50,5% (141 mil votos válidos) a 49,4% (138 mil). Em um eventual novo segundo turno entre os dois, o atual chefe do Executivo venceria por 33% a 30%. Os números foram apurados pelo Instituto Multicultural para a FOLHA e Rádio Paiquerê AM, em pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-06758/2016. É a primeira pesquisa oficial sobre as eleições em Londrina. 

A margem de erro do levantamento, feito nos dias 7, 8 e 9 de abril, é de 3% para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O Multicultural fez entrevistas com 620 pessoas, em todas as regiões de Londrina, apresentando os nomes (estimulada) dos possíveis candidatos, conforme confirmação dos líderes dos partidos locais. 

Kireeff e Marcelo, embora desconversem sobre o assunto, são anunciados pelas legendas como os principais pré-candidatos a prefeito. Entre os demais prefeituráveis, alguns devem compor coligação com um dos dois líderes da pesquisa assim que definirem sobre a candidatura, reduzindo a lista atual de interessados na Prefeitura de Londrina. Pelo calendário eleitoral, eles podem esperar até o dia 5 de agosto, último prazo para as convenções partidárias, quando são confirmados os candidatos. 

A indefinição também é registrada pelo lado dos eleitores, onde 32% não souberam apontar ninguém da lista. Outros 10% votariam em branco ou nulo. O levantamento apurou, ainda, a preferência do londrinense em um quadro político sem o atual prefeito Kireeff. Neste caso, Marcelo receberia 41% dos votos e haveria aumento para 23% entre os que votariam em branco ou nulo. O diretor do Multicultural, Edmilson Vicente Leite, afirmou que a indefinição do eleitorado "é normal nesse momento, pois ainda não começou a campanha". Segundo ele, "Kireeff e Marcelo acabam sendo beneficiados por estarem em importantes cargos públicos, portanto, continuam em evidência desde que saíram da acirrada disputa de 2012". Leite lembrou que a pesquisa servirá como base para análise da movimentação política até as eleições. "Formar um histórico é muito importante, pois vai nos possibilitar ter conclusões definitivas lá em agosto e setembro." 

A pesquisa também mostra que a maior rejeição é do pré-candidato Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta, com 18,5%. Na sequência também estão empatados tecnicamente Marcelo e Kireeff, com 9,5% e 8,5%, respectivamente. Não souberam responder 28% e 21,5% disseram não ter rejeição a nenhum dos nomes apresentados. 

Fonte: Folha de Londrina