Abertas inscrições para 17 cursos profissionalizantes gratuitos em Londrina


Estão abertas, até a próxima sexta-feira (24), as inscrições para 17 cursos profissionalizantes em Londrina. Os cursos são oferecidos pela Secretaria da Educação do Paraná para ingresso no segundo semestre de 2016, em sete instituições do município. 

As vagas em Londrina são para a modalidade subsequente, ou seja, para aqueles que já concluíram o ensino médio e buscam uma profissão (um a dois anos de curso), e para a modalidade Proeja (três anos), direcionada para maiores de 18 anos que já concluíram o ensino fundamental. Confira os locais e os respectivos cursos e modalidades: 

-Colégio Estadual Albino Sanches Feijó (3341-2917): Meio Ambiente - subsequente; 
-Colégio Estadual José Aloisio Aragão (3371-6786/3371-6785): Enfermagem - subsequente; 
-Centro Estadual Maria R. Castaldi (3338-0011): Química, Eletromecânica, Administração, Mecatrônica e Eletrotécnica - subsequente; 
-Colégio Estadual Polivalente (3338-5018): Edificações, Alimentos, Segurança do Trabalho e Nutrição & Dietética - subsequente; 
-Colégio Estadual Polivalente (3338-5018): Segurança do Trabalho - Proeja; 
-Colégio Estadual Vicente Rijo (3323-7630): Recursos Humanos - subsequente; 
-Instituto Estadual - IEEL (3324-3057/3324-6305): Administração e Contabilidade - subsequente; 
-Colégio Estadual Maria J. Aguilera (3342-3182): Recursos Humanos e Logística - subsequente; 

Em todo o Paraná, há vagas em 58 áreas e em três modalidades: subsequente, Proeja e especialização técnica de nível médio (seis meses a um ano). As oportunidades por município podem ser acessadas pelo endereço eletrônico www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos

Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e, além de gratuitos, oferecem isenção no vale transporte. As inscrições devem ser feitas diretamente nos estabelecimentos de ensino, com a entrega dos seguintes documentos: 

- Ficha de Inscrição e Ficha de Pontuação disponíveis na Orientação Conjunta n.º 01/2016
- Fotocópia do RG e CPF; 
- Fotocópia do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; 
- Declaração emitida pela Instituição de Ensino para aluno bolsista; 
- Comprovante de renda familiar. 

Para interessados em estudar nos Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep), as inscrições para estes cursos também podem ser feitas online, por meio da página de cada instituição de ensino. 

Não há limite para a quantidade de turmas de cursos técnicos que podem ser abertas para atender a comunidade, contanto que os estabelecimentos de ensino sigam dois critérios: um número mínimo de 35 e máximo de 40 alunos por turma; além do espaço físico disponível para a realização das atividades. No caso de cursos com um número de inscritos superior ao de vagas, será realizado um processo classificador. 

Recentemente, o Portal Bonde divulgou a lista das instituições estaduais autorizadas a oferecer educação profissionalizante em Londrina. Porém, nem todas ofertarão cursos para o segundo semestre de 2016. Para as oportunidades acima, as aulas terão início no dia 1º de agosto.

FONTE: Redação Bonde/Seed-PR