Pesquisa revela indecisão do eleitorado londrinense


A primeira pesquisa eleitoral após a definição oficial dos candidatos à Prefeitura de Londrina realizada pelo Instituto Multicultural para a FOLHA e para a Rádio Paiquerê AM revela que o deputado federal Marcelo Belinati (PP) tem grande vantagem sobre os demais. Belinati tem 45,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos concorrentes são apresentados ao eleitores, e, considerando apenas os votos válidos, se a eleição fosse hoje, Belinati venceria no primeiro turno, com 67% dos votos. 

Porém, há ainda um grande número de indecisos, que chega a 32% dos entrevistados na pesquisa, que ouviu 640 pessoas entre os dias 20 e 22 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09285/2016. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. 

O segundo colocado na estimulada é Valter Orsi (PSDB), com 9,5% das intenções de voto, seguido de Sandra Graça (PRB), que aparece com 8%. Tecnicamente, considerando a margem de erro, eles estão empatados. Os outros cinco candidatos estão mais distantes: Luciano Odebrecht (PMN) tem 1,5%; Flávia Romagnoli (Rede), Ordalone Orente (PT) e Paulo Silva (Psol) aparecem com 1%; e André Trindade (PPS) com 0,5%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, Belinati tem 67% das intenções de voto; Orsi e Sandra seguem empatados com 13,5% e 12% respectivamente; Flávia, Odarlone e Silva têm 1,5%; e Trindade continua aparecendo com 0,5%. 

Para o diretor estatístico do Instituto Multicultural, Edmilson Vicente Leite, os números refletem o momento atual e peculiaridades deste ano eleitoral, como a mudança legislativa que diminuiu o tempo de campanha e o foco dos eleitores nos Jogos Olímpicos. "Assim, larga na frente o candidato mais conhecido", explicou, lembrando que Belinati disputou eleições em 2012, perdendo por pequena diferença de votos no segundo turno para o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), e em 2014, quando elegeu-se, com votação expressiva, para a Câmara Federal. 

É também este cenário que explica o grande número de indecisos, disse o diretor do Multicultural, citando a pesquisa espontânea, na qual 54,5% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam, ou que votaram branco, nulo ou em nenhum candidato. "Isso é muito expressivo do atual momento, em que a propaganda eleitoral no rádio e TV ainda nem começou", comentou. "Em duas ou três semanas, numa nova pesquisa, poderemos sentir melhor o cenário eleitoral." 

Até a pergunta relativa à rejeição é indicativa da indecisão ou desconhecimento dos eleitores: 28% não souberam responder em qual candidato não votariam de jeito nenhum e 33% responderam não rejeitar nenhum dos candidatos. Entre os 39% dos entrevistados que deram respostas válidas, o mais rejeitado é Belinati, com 16%; seguido de Sandra, com 7,5%; de Odarlone, com 5,5%; e Orsi, com 4%. Os outros candidatos têm índices entre 0,5% e 2,5% de rejeição.

 Fonte: Portal Bonde