Trabalhadores da Celepar entram em greve por tempo indeterminado


Os trabalhadores da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) entraram em greve nesta quinta-feira (1º) por tempo indeterminado em Curitiba e em Paranaguá, no litoral. Segundo a Celepar, 70% do quadro de pessoal, composto por cerca de 1.200 colaboradores, compareceram ao trabalho nesta quarta.

A categoria decidiu paralisar as atividades devido à "intransigência da diretoria da Celepar" em fechar Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e não garantir a data base de 1º de maio, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Informática e Tecnologia da Informação do Paraná (SINDPDPR).

O sindicato informou que não vai retirar da Justiça uma ação de cumprimento de uma cláusula do ACT nem excluir a demissão motivada do acordo.

Em assembleia na sexta-feira (26), os trabalhadores rejeitaram a proposta da direção da empresa e mantiveram a decisão da assembleia anterior, realizada no dia 18 de agosto, de iniciar a paralisação nesta terça.

A Celepar é responsável por grande parte dos serviços informatizados das secretarias e órgãos do governo estadual.

O que diz a Celepar
Por meio de nota, a Celepar informou que tomou as providências cabíveis para que não haja descontinuidade dos serviços prestados ao Governo do Paraná e aos cidadãos.

Quanto à pauta de reivindicações, a Celepar disse foram realizadas mais de seis reuniões entre a empresa, o sindicato e a comissão de empregados e que, em todos dos encontros, a Celepar "ofereceu meios para que não ocorresse a paralisação".

"A Celepar reitera que sempre esteve e que continua aberta ao diálogo, ao mesmo tempo em que está empenhada para que este impasse seja resolvido o mais breve possível", diz um trecho da nota.

Fonte: http://g1.globo.com/pr