Educação em Londrina supera meta do Ideb nos anos iniciais do fundamental


Foram divulgados nesta quinta-feira (8) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Em Londrina, o índice superou a meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5° ano). O município atingiu 6.5 nessa etapa - enquanto a meta era de 6.0. Já nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a educação londrinense registrou índice 4.3 – média abaixo da meta de 4.8. 

Desde o início do indicador, em 2005, Londrina só teve resultados positivos na primeira etapa do ensino fundamental, partindo do registro de 4.7. Já na segunda etapa, o município começou com 3.6 e ficou abaixo em três das cinco metas, em 2011, 2013 e, agora, em 2015. 

Desde a municipalização do ensino, em 2009, a rede municipal ficou responsável pelo fundamental I (1º ao 5º ano) e a rede estadual pelo fundamental II. De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, a exceção são os anos iniciais da educação indígena, que até o ano passado eram administrado pelo Estado. 

Índice 

O Ideb é calculado a cada dois anos para avaliar o desempenho dos alunos com base nas informações de aprovação escolar (a partir do Censo Escolar) e das médias das avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. 

Participam da avaliação alunos da rede pública e privada de escolas e sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho pelos critérios do governo federal. As metas são estipuladas em uma escala de zero a dez e calculadas individualmente para cada escola, município, estado e também para o país. Confira aqui o Ideb por escola. 

Os dados do ensino médio são obtidos por amostragem e não foram relacionadas por município ou estado, somente em números gerais do país. 

Paraná 

Assim como no município, a educação no Paraná superou o objetivo apenas dos primeiros anos do ensino fundamental. 

*Anos iniciais do ensino fundamental 
Meta: 5.8 
Ideb observado: 6.1 
*Anos finais do ensino fundamental 
Meta: 4.6 
Ideb observado: 4.3 

Brasil 

No âmbito nacional, os resultados se repetem. A expectativa foi atingida apenas na fase inicial do ensino fundamental. A intenção é atingir 6.0 nessa etapa até 2021. 

*Anos iniciais do ensino fundamental 
Meta: 5.2 
Ideb observado: 5.5 
*Anos finais do ensino fundamental 
Meta: 4.7 
Ideb observado: 4.5 
*Ensino médio 
Meta: 4.3 
Ideb observado: 3.7 

Entre os destaque no país, o maior índice foi da escola municipal Emilio Sendim, em Sobral (CE). Nos anos iniciais, a unidade atingiu média 9.8.

Fonte: Portal Bonde