Câmara de Londrina terá 11 novos vereadores


 

A próxima legislatura da Câmara Municipal de Londrina terá 11 novos vereadores, o que corresponde a uma renovação de 57% das 19 cadeiras, percentual levemente inferior a 2012, quando sete parlamentares foram reeleitos, e muito menor do que 2008, quando a renovação foi de 70% e 13 novos vereadores assumiram vagas. Neste eleição, os cinco mais votados são novos vereadores e apenas uma mulher conseguiu uma cadeira. 

Reelegeram-se Roberto Fú (PDT), Mário Takahashi (PV), Vilson Bittencourt (PSB), Rony Alves (PTB), Júnior dos Santos Rosa (PSD), Amauri Cardoso (PSDB), Gerson Araújo (PSDB) e Deliberador (PSC). 

Ao contrário das últimas três eleições, em que alguém da família Belinati era sempre o mais votado – em 2004 e 2008 foi Marcelo Belinati e em 2012, Marcos Belinati – neste ano, o mais votado é Emerson Petriv, o Boca Aberta (PR), que tem 45 anos, e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que sua profissão é vendedor pracista, representante ou assemelhado. 

Em Londrina, ficou conhecido a partir de 2012, quando passou a tecer críticas e ofensas contra políticos, em especial, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), usando equipamento de som acoplado a uma bicicleta. Filiado ao PP, em 2012, ele já havia disputado uma vaga na Câmara, mas, com 1.648 votos, sagrou-se apenas suplente. Em 2014, disputou uma vaga para deputado estadual e foi o mais votado entre os vereadores de Londrina que também correram à Assembleia Legislativa. 

O segundo mais votado foi um Belinati – Gui Belinati, neto do ex-prefeito Antonio Belinati. Aos 27 anos, ele informou ao TSE que é estudante, bolsista ou estagiário, e fez 5.409 votos. 

Membro da igreja Assembleia de Deus, Ailton Nantes (PP), 52 anos, foi o terceiro mais votado. Fernando Madureira, 46 anos, empresário e treinador de taekondo, teve a quarta maior votação. Ele também já tinha disputado as eleições de 2012 e 2014. 

Filipe Barros (PRB), tido como reacionário, também está entre os eleitos. Ele é advogado e tem 25 anos. O administrador Eduardo Tominaga (DEM), 42 anos; o motorista Estevão da Zona Sul (PTN), 46 anos; o empresário e presidente do Londrina Esporte Clube (LEC) Felipe Prochet (PSD), 31 anos, e o servidor público João Martins (PSL), 66 anos, estão entre os novatos no Legislativo. O agrônomo e ex-vereador Jairo Tamura (PR), 52 anos, retorna à Câmara a partir do ano que vem.

A única mulher eleita é Daniele Ziober, 37 anos, militante da causa dos animais abandonados. Filiada ao PPS, ela já tinha disputado o pleito de 2008. Ela foi a quinta mais votada. As vereadoras Sandra Graça (PRB) e Elza Correia (PMDB) não disputaram a reeleição. 

Lenir de Assis (PT) foi a décima mais votada, com 3.138 votos, mas não se elegeu porque o partido não atingiu o quociente eleitoral. Além de Lenir, também não se reelegeram Professor Fabinho (PPS), Tio Douglas (PTB), Gustavo Richa (PSDB), Jamil Janene (PP), Emanoel Gomes (PRB) e Gaúcho Tamarrado (DEM). 

Candidatos bem votados, como Beto Cambará (PPS), Thiago Turini (PPS), Valdir Santa Fé (PPS) e Marinho (PSB) também não conseguiram uma vaga.

 Fonte: Folha de Londrina