Professores da rede estadual suspendem greve e aulas retornam na terça-feira


Os professores da rede estadual do Paraná suspenderam a greve em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (31), com isso as aulas devem ser retomadas a partir desta terça-feira (1) em todos os colégios do Estado. Em Londrina, 60% dos professores da rede estadual estavam em greve. 

De acordo com o presidente da App-Sindicato Londrina, Márcio André Ribeiro, o fim da paralisação foi uma das condições estabelecidas pelo governo para retomar a negociação salarial com a categoria. "Como houve um pequeno avanço nas negociações, a categoria optou por apostar na mesa de negociações e tentar concretizar a pauta de reivindicações retornando para as atividades. Apesar disso, permanecemos em estado de greve, o que significa que qualquer retrocesso nas negociações nos possibilita a reavaliação do retorno à greve", informou. 

A greve foi ocasionada pela sinalização do governo do Estado em não cumprir com o acordo de reposição salarial prometida no ano passado como prerrogativa para a suspensão da paralisação de 2015. Na ocasião, o reajuste do funcionalismo paranaense aconteceria em janeiro de 2017, no entanto, o governo propôs emendas à lei firmada no passado que, na prática, suspenderiam o acordo. 

Com a greve deflagrada no último dia 17, governo do Estado e sindicato iniciaram as negociações que, por ora, seguem sem acordo. A emenda suspendendo a reposição salarial, no entanto, foi retirada de pauta pelo governo, que estabeleceu a suspensão da greve como uma condição para permanecer em negociação.

 Fonte: Portal Bonde