PolĂ­cia Civil de Londrina Ă© a Ășnica a permanecer em greve no ParanĂĄ


Depois de 15 dias paralisados, policiais civis do Paraná retornaram ao trabalho na última terça-feira (1º), logo após do Sinclapol, um dos sindicatos que representa a categoria, ter sido notificado através de um mandado emitido pelo Tribunal de Justiça. A decisão, que saiu na semana passada, estabelece ainda multa diária de R$ 50 mil e desconto de dias parados em caso de descumprimento. 

 A greve foi considerada ilegal pelo desembargador Luiz Taro Oyama, que baseou-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a diferenciação nas atividades desempenhadas pelos policiais civis. Sem os serviços, não há garantia de que o Estado forneça segurança, restringindo assim um direito da sociedade. Parte do conteúdo da intimação do TJ foi publicada na página oficial do Sinclapol no Facebook. No texto, o sindicato orienta os filiados "a retirar os cartazes das fachadas das delegacias". 

No entanto, o Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), que possui boa parte de membros na região norte do Estado, afirma que ainda não foi notificado pelo TJ, e por mantém a paralisação. A informação de que Londrina é a única cidade a continuar em greve foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná. Conforme o comunicado enviado ao Portal Bonde, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) foi acionada para tomar providências junto à Justiça. A intenção é estender os efeitos da liminar ao Sindipol para que os policiais civis retornem ao trabalho. 

O presidente do Sindipol, Michel Franco, garantiu que situações de extrema necessidade, como homicídios e desaparecimentos, continuam sendo atendidas. As delegacias permanecem fechadas para registro de boletins de ocorrência, atendendo apenas casos emergenciais. 

Instituto de Identificação 

O Instituto de Identificação, outro setor afetado pela greve da Polícia Civil, informou que o cidadão que realizou o agendamento online para fazer o documento de identidade entre os dias 17 e 25 de outubro - serviço não realizado em função da paralisação – deve comparecer no posto procurado a partir da próxima segunda-feira (7) até sexta-feira (11), das 8h às 17h. 

O atendimento será exclusivo para quem teve o serviço agendado no período da greve. O requerente deverá estar com todos os documentos necessários, bem como o protocolo de agendamento para a confecção da sua identidade. A instituição orienta para que o cidadão não deixe para a último dia a fim de evitar filas. 

O IIPR divulgou ainda que os novos atendimentos para o agendamento online serão abertos na próxima quarta-feira (9).

Fonte: Folha de Londrina