Belinati anuncia Luiz Koury para a Secretaria de Saúde


Anunciado nessa sexta-feira (9) pelo prefeito eleito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), como novo secretário municipal de Saúde, a partir do ano que vem, o neurocirurgião Luiz Soares Koury tem uma expectativa pouco otimista ou realista para o novo cargo: "Minha expectativa é trabalhar e não ficar reclamando da crise; é administrar poucos recursos, recursos escassos frente àquilo que a Constituição reza como direito". 

Por mais de uma vez, o futuro secretário, que atualmente é o diretor-geral do Hospital Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte), afirmou que "não existe país no mundo que dê tudo de graça à população na área de saúde". "Não há recursos para isso." Questionado sobre o que cortar, diante da escassez, o médico afirmou que deverá priorizar e remanejar recursos para as áreas mais críticas. Disse, ainda, que ao assumir pretende ter "uma conversa franca com as pessoas. "É preciso explicar a real situação. Não dá para ficar iludindo, dizendo que o governo pode resolver tudo. Isso não é possível." Para ele, ainda que não houvesse desvio de recursos públicos no Brasil – pelo ralo da corrupção – não haveria recursos suficientes para garantir integralmente todos os direitos à saúde previstos na Constituição Federal. 

Sem filiação partidária, Koury disse que não tem relação de amizade com Belinati e o conhecia pelo fato de ambos serem médicos e por já ter feito pleitos a ele, como vereador e deputado, na área de saúde. "Ele foi à minha casa e me convidou", relatou o médico, sobre o convite. Após comunicar o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, que o escolheu para a direção do HZN, aceitou. 

Natural de Belém e formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), Koury está em Londrina há 40 anos. Além de ser pós-graduado em Administração Hospitalar pela Unopar e de ter MBA em Gestão de Empresas pelo ISAE/FGV, em seu currículo também consta o cargo de interventor judicial – por dez anos – na Associação Evangélica Beneficente de Londrina, que é responsável, entre outras empresas do grupo, pelo Hospital Evangélico.

Fonte: Folha de Londrina