Governo do Paraná mantém mudança em horas-atividade e irrita professores


A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) publicou, nesta sexta-feira (10), resolução em que mantém em cinco o número de horas-atividade para os professores no estado. Antes, eram sete.

A hora-atividade corresponde ao que é feito fora da sala pelo professor, como o preparo das atividades que serão desenvolvidas com os alunos e correção de provas.

Conforme a nova resolução, o professor que cumpre 20 horas semanais tem atribuídas 15 horas semanais de 50 minutos, correspondentes a 12 horas e 30 minutos, cinco horas-atividade de 50 minutos, cumpridas na escola, e outras quatro para ser cumpridas em local livre.

A APP-Sindicato, que representa os professores, diz que a mudança significa "maldades contra a categoria" e afirma que o modelo descumpre lei que ordena que 1/3 da jornada deve ser de hora-atividade.

O governo garante que a mudança cumpre mais que 1/3 da jornada de trabalho para hora-atividade. Para a APP, contudo, as aulas de "local livre" deixariam a jornada com 24 aulas, em vez de 20, como é atualmente - ou seja, professores trabalhariam mais.

“Tudo o que pedimos foi um início de ano mais tranquilo, mas o governo insiste em perseguir e penalizar a categoria, além de mentir para a população sobre a educação e sobre as finanças do Estado”, afirma Hermes Leão, presidente da APP.

O sindicato também alega que o governo descumpriu ordem judicial, já que a Justiça havia suspendido a resolução que mudaria o número de horas-atividade, no começo de fevereiro.

“Primeiro foi a penalização dos professores que ficaram doentes, o aumento da carga de trabalho dos educadores e agora não cumpre sequer uma decisão judicial que nos garante o que está estabelecido em lei”, reclama Leão.

A APP ressalta que, dada a nova resolução, deve entrar como nova liminar na Justiça para impedir a distribuição de aulas com os critérios propostos pela Secretaria de Educação.

Fonte: http://g1.globo.com/pr