Situação financeira ruim da Sercomtel preocupa Anatel


A situação financeira da Sercomtel preocupa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que teme que a concessão para telefonia fixa caduque, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (14) pelo jornal Valor Econômico. De acordo com o jornal, os diretores telefônica foram convocados à sede da autarquia federal, nesta terça-feira (13) para dar explicações sobre o alto endividamento da companhia. 

A reportagem indica que a Anatel está preocupada com a falta de autonomia jurídica para interceder em concessionárias de telefonia fixa próximas ao colapso. O caso mais emblemático do Brasil é a Oi, que acumula dívida de R$ 63 bilhões e está presente em quase todos os Estados brasileiros, com exceção de São Paulo. No caso da Sercomtel, afirma a publicação, o impacto é menor, já que a concessão permite atuar com telefonia fixa abrange poucos municípios, mas a situação é mais periclitante que a gigante. 

Os diretores da Sercomtel justificaram à Anatel que assumiram a empresa já com dificuldades financeiras e saíram de lá com a missão de entregar, em 30 dias, um plano de resgate financeiro da companhia. Se confirmada a caducidade da concessão da telefonia fixa, a empresa londrinense terá de administrar com serviços de banda larga e telefonia celular ou vender as operações para outra prestadora.

Fonte: Folha de Londrina