Escola solidĂĄria


A matemática se faz presente na contagem dos pontos do tricô e a solidariedade, no produto final, uma série de cachecóis que foram doados às crianças do Hospital do Câncer de Londrina. 

Essa é uma das ideias que a professora Cristiane Tesche da Trindade Vilas Boas vem desenvolvendo com os alunos do 5º ano da Escola Municipal da Vila Brasil, pensando em agregar conhecimento com a educação de valores. 

Ao longo dos anos, a turma protagoniza ações solidárias contextualizadas com as lições dos livros. É a forma que a professora encontrou de mostrar que a matemática pode ir além dos números, podendo somar outros valores, como o respeito, acolhimento e ajuda ao próximo. 

"A princípio, os cachecóis foram confeccionados pelos alunos para o Dia das Mães, mas como sobrou lã, resolvemos fazer mais para doar às crianças. Nesse trabalho, as famílias também foram envolvidas. Cada criança levou a lã para casa para tricotar com os pais. Foram várias mãos, em uma espécie de corrente", lembra. 

Com as lições de português não tem sido diferente. A professora sabe que o "beabá" pode extrapolar as fronteiras da escola e chegar por exemplo, no continente africano. No ano passado, cada aluno escreveu uma carta para estudantes de uma escola em Moçambique. 

No texto, eles contaram um pouco dos costumes e brincadeiras do Brasil e aproveitaram para aprender algumas curiosidades daquele país. Segundo ela, a atividade envolveu a produção de texto, mas também questões de igualdade. "Dá para conectar tudo", completa. 

Questionados sobre a importância de estabelecer uma comunicação com crianças que moram longe, a aluna Amanda Lima, 11, respondeu que é mostrar que ninguém é melhor que o outro. "As diferenças não importam, pois por dentro somos todos iguais. Foi isso que escrevi na minha carta", conta . 

Rosângela de Fátima Riedo Ferreira, diretora da escola:
Rosângela de Fátima Riedo Ferreira, diretora da escola: "Tenho orgulho em dizer que estamos formando alunos ativos, argumentativos e com pensamento crítico"



APRENDIZADO - A professora ressalta que a educação de valores deve estar presente diariamente em sala de aula. "A sociedade em geral relaciona o papel da escola apenas com o saber científico. Mas o nosso trabalho é muito mais que isso. Nós professores temos a missão também de desenvolver nos alunos os valores de cidadania. Vivemos hoje em uma sociedade que não pensa no próximo como sua extensão", afirma. 

A professora diz ainda que o ponto de partida é trabalhar a autoestima e autovalorização em cada aluno. "Quando a criança gosta de si mesma, conseguimos fazer com que ela goste daquilo que está fazendo, aprendendo", completa. 

A última campanha de solidariedade da turma aconteceu entre maio e início deste mês. Os estudantes encabeçaram a arrecadação de roupas de inverno que foram doadas para a Casa do Bom Samaritano de Londrina – Instituição de Promoção Social de Londrina. 

Para angariar agasalhos e calças, os 22 alunos confeccionaram cartazes e passaram de sala em sala para divulgar a ação. "Eles também precisam desenvolver a oralidade e falar com outros estudantes foi uma boa experiência", conta a professora, ao citar que foram doadas três caixas grandes de roupas. 

Antes dessa iniciativa, a turma promoveu uma campanha de arrecadação de leites que foram repassados ao Nuselon. "Eles estão tão engajados que já ficam ansiosos para as próximas ações", completa. 

A diretora Rosângela de Fátima Riedo Ferreira diz que a turma do 5º ano é a primeira da escola, que foi fundada em 2013, apesar do prédio escolar ser da década de 60. "Tenho orgulho em dizer que estamos formando alunos ativos, argumentativos e com pensamento crítico", afirma. 

Entre os alunos, o aprendizado por trás das campanhas solidárias, envolve gratidão, persistência, respeito, amor e aceitação. "Todo mundo precisa se unir, se ajudar e não desistir de fazer o bem", responde a estudante Fernanda Cristina, 11. 

"As crianças são nossa inspiração em repensar a sociedade atual e buscar forças para resgatar valores como respeito e ajuda ao próximo. A escola tem o papel fundamental de trabalhar isso com elas", salienta. A Escola Municipal da Vila Brasil atende 193 crianças, no ensino fundamental I.

Fonte: Folha de Londrina