Educação realiza pesquisa com professores sobre ampliação de carga horária


A Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia, nesta quarta-feira (26), uma pesquisa junto aos professores da rede que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é mensurar quantos profissionais teriam interesse em ampliar sua carga horária de trabalho, passando de 20 horas semanais para 30 horas semanais. Os profissionais da rede municipal vão receber um e-mail com o link da pesquisa, que deve ser respondida em até 10 dias úteis.

A pesquisa vai envolver os 3.326 professores ativos no Ensino Fundamental da SME. Destes, 3.036 atuam em sala de aula, sendo que os demais estão temporariamente cedidos a outras instituições de ensino, ou exercendo serviços administrativos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, propôs estender a jornada escolar do Ensino Fundamental, de 20 para 25 horas/aula por semana. “Hoje, nossos estudantes têm uma jornada de 800 horas ao ano, atendendo ao mínimo previsto pela Lei de Diretrizes e Bases. Graças aos bons números que conquistamos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acreditamos que temos condição de ampliar a carga horária, possibilitando uma evolução nestes indicadores que medem a qualidade do ensino”, explicou.

Desde abril uma comissão está avaliando a proposta de ampliação da jornada escolar para cinco horas diárias. Participam da comissão representantes da SME, do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) e também do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv). A expectativa é que, caso aprovada, a medida seja implementada no ano letivo de 2019.

Maria Tereza afirmou que a migração é importante para que o Município possa aumentar o horário dos alunos nas escolas sem sobrecarregar o professor. “E por isso iniciamos a pesquisa, para mensurar quantos profissionais têm interesse em aderir a essa mudança. Com o resultado, daremos início aos cálculos dos impactos que essa mudança pode trazer, sejam eles financeiros, previdenciários, jurídicos, entre outros. Nossa previsão é apresentar estes resultados ao prefeito Marcelo Belinati, e também ao CMEL, até o final de agosto, para darmos seguimento ao estudo”, frisou.

A secretária municipal ressaltou que, caso se concretize a ampliação para 30 horas semanais de trabalho, esta deverá ser acompanhada de aumento proporcional do salário do professor. “A medida também vai garantir a hora-atividade, que equivale a um terço da carga horária total. Pelos nossos cálculos, cada professor teria 20 horas em sala e outras 10 horas para planejamento de aulas. As demais cinco horas da jornada escolar seriam completadas com atividades que já são desenvolvidas em algumas unidades, e passariam a ocorrer em toda rede municipal, como aulas de inglês, empreendedorismo, artes, entre outras opções”, destacou.

Outro impacto que o aumento da jornada dos professores pode trazer é a redução de horas extras. “Nosso estudo tem a preocupação de valorizar o trabalho de planejamento. Por isso, incluímos um curso de formação semanal para ser realizado durante a jornada extra-classe”, disse Maria Tereza.

Para que os professores recebam mais informações sobre a possível ampliação da jornada de trabalho, a SME disponibilizou dois vídeos com a secretária municipal. Os professores que atuam no Ensino Fundamental podem acessar o link youtu.be/3BRBF71HBfQ. Já os profissionais da Educação Infantil devem assistir o vídeo do link youtu.be/g3NprWjtDXQ.

 Fonte: Prefeitura de Londrina