Faltam 770 profissionais na área da saúde em Londrina, estima prefeitura


Um levantamento da Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, mostra que atualmente faltam 770 profissionais na área da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A defasagem na quantidade de médicos, conforme o Executivo, é de 227 profissionais.

No ano passado, foram realizados 4 milhões de atendimentos pelo município. A falta de profissionais torna maior a espera por atendimento. Atualmente, 114 mil pessoas aguardam consultas especializadas e 20 mil esperam por cirurgias. Em alguns casos, a espera é de mais de cinco anos, segundo a prefeitura.

"Esses números nos mostram o quão longe estamos nesse momento de conseguir atingir o quadro ideal de servidores para a assistência de saúde da população", avalia Felippe Machado, secretário de Saúde de Londrina.

A prefeitura também afirma que não tem dinheiro para contratar os profissionais. O levantamento aponta que os novos profissionais aumentariam o gasto com pessoal da pasta em R$ 2 milhões. Por isso, não há prazo para resolver a situação.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cícero Cipriano, se o investimento fosse maior no Programa Saúde da Família, poderia ocorrer uma redução nas filas de espera. "Se tivermos uma atenção básica eficiente e resolutiva, diminuiríamos a demanda ao longo do tempo", afirma.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/