Prefeito de Londrina anuncia o novo presidente da Sercomtel Telecomunicações


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou nesta segunda-feira (9) de entrevista coletiva onde apresentou o novo presidente da Sercomtel Telecomunicações, Hans Müller. O engenheiro e funcionário de carreira aposentado assume interinamente o cargo, enquanto acumula a presidência da Sercomtel Iluminações. Luís Carlos Adati, que esteve presente à coletiva, deixou a função pela manhã, durante reunião do Conselho de Administração da empresa, acolhendo Recomendação Administrativa do Ministério Público do Estado do Paraná, mediante análise da Lei Federal nº 13.303, de 2016.

Engenheiro elétrico, formado pela UNESP, Müller trabalhou 27 anos na Sercomtel Telecomunicações, e ocupou o cargo de diretor de Engenharia e Operações da empresa em cinco gestões entre 2001 e 2011. Também foi diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e conselheiro da ASK - Companhia Nacional de Call Center.

Durante o anúncio, o prefeito agradeceu Adati e sua equipe pelo trabalho desenvolvido desde janeiro deste ano. “Agradeço muito ao Adati como presidente da Sercomtel. Sem sombra de dúvidas, eu posso falar que a Sercomtel está viva hoje em razão do trabalho que o Adati desenvolveu. As projeções mais otimistas diziam que a Sercomtel não chegaria viva a setembro, e as mais pessimistas, a março deste ano. E hoje, mesmo com todas as dificuldades, ela tem uma viabilidade, as contas conseguiram estar equacionadas, então já não existe mais aquela questão imediata”, disse.

Marcelo explicou que, atualmente, o grande problema que a Sercomtel enfrenta é em relação ao processo de apuração movido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), devido ao passivo de dívidas que passa de R$200 milhões. “Eles estão analisando as contas da Sercomtel de 2009 a 2015, e é com base na análise desse período que eles sugestionaram a perda da concessão [de telefonia fixa]. E o que eu entendo de todas as conversas que eu tive na Anatel, o que eu subentendi, é que a grande questão para eles não é nem o passivo. A Sercomtel conseguiu renegociar dívidas tributárias, com fornecedores, e as dívidas trabalhistas estão em processo adiantado de negociação. Mas ainda existe um risco grande da perda da concessão em razão da falta de perspectiva futura em investimentos”, apontou.

ara o prefeito, obter recursos para investir em tecnologia é a principal medida que poderá garantir a continuidade da empresa. E para isso, Marcelo destacou que tem se reunido com representantes do governo do Estado e da Copel, sugerindo propostas onde a Prefeitura atuaria como parceira. “Em minha opinião, e da Anatel também, a Sercomtel é uma empresa viável do ponto de vista financeiro, desde que ela tenha condições de investir em tecnologia. Só que esse investimento é alto e caro, e eles sabem que hoje a Sercomtel não tem essa condição, nem a Prefeitura de Londrina. Eu entendo que o caminho é através do governo do Estado e da Copel. Hoje eu percebo que eles estão bastante sensibilizados, mais do que no início. E a sociedade unida vai nos ajudar a achar um caminho e uma solução”, afirmou.

Dentre as alternativas elencadas em prol da Sercomtel, o prefeito apontou o perdão de dívidas de ICMS e ISS, junto ao governo estadual e ao Município. Também citou o cabeamento de fibra óptica, que permitiria o incremento da velocidade de banda larga, e o aumento na área de abrangência de internet. “Isso garantiria a viabilidade financeira futura da empresa, a continuidade dos serviços e a possibilidade de que a Sercomtel pudesse pagar todo esse passivo de dívida que vinha se acumulando ao longo dos anos. Estamos estudando todos os caminhos possíveis, e o que vai definir é a consultoria que está sendo contratada pela Copel”, frisou Marcelo Belinati.

Marcelo adiantou que, na próxima semana, deverá se reunir com entidades da sociedade civil, representantes de órgãos da imprensa e demais instituições de Londrina, com o objetivo de acolher propostas viáveis para a empresa de telefonia, de forma conjunta. “A Sercomtel é o nosso grande diferencial para desenvolvermos um projeto de cidade inteligente, para atrair uma indústria, fomentar o setor de tecnologia da informação. E por isso eu digo que ou a sociedade de Londrina se une, ou o risco de nós perdermos a Sercomtel é muito grande. E isso seria um prejuízo enorme para a cidade. Não estou falando por apego, saudosismo ou nostalgia, mas falo da única empresa de tecnologia de telecomunicações municipal do Brasil, que pode ser um grande catalisador de desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Desafios - O novo presidente da Sercomtel Telecomunicações, Hans Müller, explicou que dará continuidade aos projetos de recuperação implementados pelo seu antecessor. “Sabemos que não é pouco trabalho. Vamos tentar envolver o máximo de pessoas, pois trata-se de um cenário preocupante. As gerências, coordenações e demais diretores também permanecerão, então não teremos dificuldades para manter isso. Nossa primeira atitude será ficar a par de toda situação, com toda cautela possível, para depois tomar as medidas necessárias”, disse.

Müller complementou que, para a Sercomtel permanecer ativa, é necessário o aumento da receita. E as novas tecnologias, que demandam uma internet cada vez mais rápida e estável, permitem que os investimentos em fibra óptica sejam uma alternativa viável para alcançar esse objetivo.

“Tecnologia a gente tem, mas para aumentar a receita é preciso investir mais. Quanto mais você tem dinheiro para investir em escala, menor será o custo desse investimento. E o espaço para investir na cidade é fantástico. Hoje temos mais de cem mil clientes com banda larga na área de atendimento da Sercomtel, e podemos praticamente dobrar essa capacidade”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Londrina