EMPREENDER A VIDA


POPEp-Programa de Orientação Psicopedagógico ao Empreendedorismo pessoal

Estamos vivendo um tempo tecnológico de muitos avanços e descobertas científicas, a busca pelo progresso e sucesso financeiro tem produzido indivíduos vazios de si mesmo. Há uma corrida contra o tempo, dependentes do relógio, das metas, do sucesso e em consequência  esvaziando-se de si mesmo.

 O empreendedorismo de vida remete a um convite ao indivíduo o despertar para o seu projeto de vida a qual ele seja capaz de descobrir-se como pessoa, e encontrar o significado daquilo que faz, para que seja capaz de ser protagonista da sua vida e criar a sua própria história.

 Anjos(2014, p. 15) em sua Teoria Psicanalítica Empreendedora, defende que o sentido para a vida está relacionado ao crer no ser para o fazer, e para isso é necessário “resgatar o empreendedor que está dentro de nós, ressignificar a história”(Anjos, 2014, p. 16).

Quando o indivíduo se reconhece como protagonista em relação a sua própria história, o mesmo consegue atribuir um sentido à vida, que será a força geradora para a atitude necessária à concretização das ações.

Corroborando com esse pensamento, Frankl (1984) defende que todo indivíduo precisa encontrar-se com o sentido da vida, uma atividade natural do ser humano. Somente “ele” é capaz de se interrogar-se pela sua existência e discutir a problematicidade do ser. O homem é um ser que procura sentido por participar da história e, na história, construir vida e dar sentida a ela”. (FRANKL, 1984, p.3).

As escolhas e decisões que tomamos ao longo de nossa vida traçam o rumo de nossa história. Entender a trajetória do nosso caminho e tomar consciência do estágio em que estamos ajuda-nos a direcionar melhor nossas escolhas e pensar nas atitudes necessárias para a realização dos nossos sonhos!                   

 Empreenda sua Vida e Surpreenda-se!

                                                                        Luzimar Mazetto Psicopedagoga